terça-feira, 20 de janeiro de 2015

DEUSES INDIANOS - Significado e Simbolismo


A maioria das pessoas reconhece que estas belas imagens são indianas, pois demonstram o esplendor da cultura do hinduísmo: cores vivas, jóias extravagantes, enfeites exagerados e presença de alguma flor ou fruto em personagens antropomorfos misturadas com animais coloridos de encher os olhos.

Mas quando vemos tudo isso em uma imagem só, não é a toa, cada detalhe tem um significado profundo,simbolismos que tem o objetivo de transformar nossa consciência. 

Na série a seguir, iremos explicar via infográfico, alguns desses belíssimos deuses reverenciados na Índia.


BRAHMA

O Deus da Criação – Brahma, o primeiro Deus da Trimurti, trindade dos Deuses do hinduísmo (Brahma, Vishnu e Shiva). Representação da força da criação do universo.

Como terceiro membro da trimúrti hindu, Brahma representa o equilíbrio, enquanto Vishnu e Shiva representam as forças opostas da conservação e da destruição, respectivamente.

Simboliza a mente universal e por possuir atributos humanos (mente e intelecto), ele não é muito popular entre os indianos porém é mais reverenciado ao redor do mundo.

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…



KRISHNA

O Deus do amor. Krishna é um dos principais nomes de Deus e significa “o todo atraente”. Nos Vedas encontramos muitos e muitos nomes para Deus, pois para cada qualidade, podemos ter um nome. Como Deus tem qualidades ilimitadas, tecnicamente Ele tem ilimitados nomes. Porém, o nome Krishna tem uma conotação muito especial, pois refere-se ao aspecto mais atraente, íntimo e completo de Deus.

Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a Verdade Absoluta, a fonte de tudo e a causa de todas as causas. Nas escrituras, especialmente o Srimad Bhagavatam, existem explicações detalhadas de Sua morada, Sua aparência, Seus passatempos, Suas expansões, Suas energias, etc. Ele é dotado de seis opulências, todas ao grau infinito:beleza, força, sabedoria, riqueza, fama e renúncia. Ele sabe tudo que aconteceu, tudo que está acontecendo e tudo que vai acontecer. Ele é infinitamente misericordioso. Ele é o beneficiário de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de todos os planetas e semideuses e o benfeitor e bem-querente de todas as entidades vivas.

Para conhecer em maior detalhe sobre Sua última vinda a Terra, cerca de 5.200 anos atrás, leia o livro “Krsna, A Suprema Personalidade de Deus” ou escute-o, de graça, em MP3, aqui.

Para conhecer Seus principais ensinamentos, leia o Bhagavad-gita, disponível aqui.

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta toda atraente figura…



VISHNU

O Deus protetor – Vishnu, uma das três deidades supremas do hinduísmo, o Deus supremo do Vaishnavismo. Suas qualidades são incontáveis, porém as 6 principais são:
Jnana (Omnisciência); é consciente de todos os seres;
Aishvarya (Soberania), é autoridade suprema;
Shakti (Energia), é capaz de fazer possível o impossível;
Bala (Força), é capaz de suportar qualquer coisa apesar de fadiga ou cansaço;
Virya (Vigor), é capaz de manter a imaterialidade;
Tejas (Esplendor), é autosuficiente.
As quatro mãos:

As quatro mãos de Vishnu simbolizam além das quatro direções do espaço, os quatro estagios da vida (quatro ashrams):

1) A busca do conhecimento (Brahamacharya)
2) Vida familiar (Grihastha)
3) Retiro na floresta (Vana-Prastha)
4) Renunciação (Sannyasa)

Também, representam as atividades primordiais que uma entidade desfrutando existência mundana deve se empenhar em alcançar (Purusharthas):

a) Deveres e virtudes (Dharma)
b) Bens materiais, riqueza e sucesso (Artha)
c) Prazer, sexualidade e curtição (Kama)
d) Libertação (Moksha)

Veja o infográfico com cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…





SHIVA NATARAJA

Nataraja, “O rei da Dança”, é uma representação do Shiva como o dançarino cósmico, quem apresenta sua dança divina para destruir o que for necessário no universo e assim poder fazer a preparação para o Deus Brahma começar o processo de criação.

No centro de um arco de chamas de fogo, Shiva dança a dança da bem aventurança, dança durante a qual o universo foi criado. Ele dança sobre uma anão que é um demônio (Apasmara), quem além de representar a superação da escuridão, também simboliza a passagem do divino ao material. O rosto neutro de Shiva dá a impressão de equilíbrio, enquanto uma cobra se enrola no pescoço, representando Shakti e o caráter atemporal desta energia, também as vezes conhecida como Kundalini.

Esta estatua é um dos mais populares enfeites numa sala de Yoga, sem dúvida é muito vistosa e harmoniosa à vista. Veja no infográfico mais outros simbolismos que ajudam a entender o significado da beleza que nesta estatua fica sempre implícita.




GANESHA

GANESHA é o Deus do sucesso ou o Deus removedor de obstáculos – É um dos deuses mais comuns no hinduísmo, é uma deidade de fama popular na cultura hinduísta e atualmente tem grande influência das massas.

Filho dos Deuses Shiva e Parvati, de figura antropomorfa-elefantosa é também adorado como o Deus da educação, conhecimento, sabedoria e riqueza. É um das 5 principais deidades hinduístas (Brahma, Vishnu, Shiva e Durga os outros quatro)

A cabeça de elefante simboliza Atman ou alma, que é a suprema realidade da existência humana e o corpo de humano representa Maya ou a existência terráquea dos humanos. E a razão pela qual ele está com um colmilho faltando é porque ele quebrou ao escrever o livro sagrado Mahabharata.

Veja o infográfico com cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…




SARASWATI

Deusa da sabedoria, das artes e da música. Esposa, de Brahma, o criador do mundo, ela faz parte da Trimurti – trindade das Deusas do hinduísmo (Saraswati, Lakshmi e Shakti).

É a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Ela também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudo relacionado à eloquência, sendo representada como uma mulher muito bela, de pele branca como o leite, e tocando sitar (um instrumento musical). Seus símbolos são um cisne e um lótus branco.

Na mitologia hindu, o cisne é a ave sagrada à qual se for oferecida uma mistura de leite e água, é capaz de beber só o leite, distinguindo a essência do superficial e o eterno do evanescente. Representa a qualidade de discriminação entre o bom e o mau.

A esta deusa era consagrado o chamado dia de Savitu-Vrta, normalmente comemorado no dia 16 de maio.

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…




LAKSHMI

A Deusa da prosperidade – Lakshmi, representação da prosperidade e riqueza (material e espiritual), da beleza e do amor. É a esposa e energia ativa de Vishnu.

É uma das deusas mães, sendo assim, chamada de “mata” – mãe: “Mata Lakshmi.” Também é chamada de “Shri” – a energia feminina do Ser Supremo. É a deusa que, através da sua representação, convoca à prosperidade, riqueza, pureza, generosidade e incorporação da beleza, graça e charme.

A importância de Lakshmi no lar tradicional hinduísta, faz dela uma deidade doméstica, pois é reverenciada a cada sexta-feira no altar na casa dos indianos hinduístas que se dedicam aos negócios (vivi isso como experiência própria na minha viagem pra India).

Um dos principais ensinamentos desta poderosa mulher é que com esforço constante governado com sabedoria e pureza e de acordo com o dharma próprio, a prosperidade espiritual e material são facilmente atingidas. 

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…




HANUMAN

O Deus super poderoso – Lord Hanuman, simbolicamente representa devoção pura, a ausência total de ego ou “eu inferior.” Representa a natureza neanderthal do ser humano, mesma que quando refinada e transformada, pode se estabilizar em Deus.

Hanuman simboliza a mente humana, que pula igual macaco para um lado e para o outro, desejando as coisas e comprometendo-se com inumeráveis atividades que distraem a paz interna. A mente, igual Hanuman, pode viajar a onde desejar na velocidade do pensamento. Pode também se expandir ou se contrair.

Enquanto ela permanecer apegada as paixões animais e os sentidos, permanecerá instável, causando distúrbios. Mas uma vez que se entregue à paz interna, e se dedica a ela disciplinadamente, pode chegar a manifestar poderes benéficos inimagináveis, igual Hanuman.

Veja o infográfico com cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…



DURGA

A  Deusa inacessível ou invencível.  Foi criada como uma deusa guerreira para combater os demônios.

A palavra “Durga” em sânscrito, significa – barreira que não pode ser derrubada – ou também – aquela que elimina sofrimentos –

Protege aos seus devotos dos demônios do mundo e remove os mistérios.

Durga também é conhecida com a Deusa dos três olhos. O olho esquerdo representa o desejo (lua), o olho direito representa a ação (sol), e o terceiro olho (ponto vermelho no meio da testa) representa a sabedoria (fogo).

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta toda atraente figura…



RAMA

Rama, avatar de Vishnu e marido de Sita é um símbolo de sacrifício, um modelo de fraternidade, um administrador ideal, e um guerreiro incomparável. A essência da Rama é, portanto, a essência da excelência em cada exercício.

Rama é o exemplo supremo de como as pessoas devem se comportar no mundo, como um país deve ser governado, como a integridade e moralidade dos seres humanos devem ser protegidos. Ações elevados, qualidades ideais e pensamentos sagrados são fundamentos básicos de caráter. Rama é a própria personificação destes três atributos.

O Princípio de Rama é uma combinação do divino no humano e do humano no Divino. A inspiradora história de Rama apresenta o código de ética tripla relativa ao indivíduo, à família e à sociedade. Se a sociedade está progredindo bem, a família também estará feliz, harmoniosa e unida. Para a unidade na família, os indivíduos que a compõem devem ter um espírito de sacrifício.


Fonte: yogui.co

Leia também:
=> Arjuna perguntou a Krishna: “Como aquietar a mente?

60 comentários:

  1. é bom saber quem se interesse por este "MUNDO"
    simples e eficaz
    muito bom

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por postar e compartinlhar seu conuecimento!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Sri Rama e suas historias com o louvavel Hanuman é maravilhosa, a mais linda que eu ja ouvi!

      Excluir
    2. eu acho Ganesha a mai interessante

      Excluir
    3. Sempre tive muita afinidade com tudo isto. Ví uma vez um símbolo indiano todo de cor laranja. Existe?
      Muito Obrigada.
      Lúcia Pastore
      27 de setembro 2016

      Excluir
  4. muito bom conhecer um pouco de outras culturas !!! enriquece muito na nossa vida parabens!!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.
    Parabéns ótimo texto, me ajudou muito a aprofundar ainda mais meus conhecimentos sobre os Deus Hindus
    Amo essa Cultura e tenho muita vontade de conhecer de perto.

    ResponderExcluir
  6. Um ótimo texto , muito interessante parabéns ...

    ResponderExcluir
  7. MUITO INTERESSANTE,UMA CULTURA INTERESSANTE!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom adorei saber adoro essas coisas da índia colorido alegre muito legal

    ResponderExcluir
  9. Excelente! Senti falta da Deusa Kali e fonte. Ótimas elucidações, obrigada<3

    ResponderExcluir
  10. Gratidão pelas informações... Senti mais Afinidade com RAMA.

    Uma dúvida: Eu gosto de ouvir os KIRTANS, aqueles mantras que o pessoal vivencia nas yogas devocionais... Cada Deus desse tem seu própria mantra que pode ser entoado e cantado?

    ResponderExcluir
  11. Disse Jesus: "Eu sou o Caminho,e a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que tu vens numa página onde estão ensinando cultura indiana pra encher o saco? Vai com a tua crentelhagem pra lá!

      Excluir
    2. Sério que tu vens numa página onde estão ensinando cultura indiana pra encher o saco? Vai com a tua crentelhagem pra lá!

      Excluir
    3. Renato estamos falando de hinduismo nao catolicismo

      Excluir
    4. Todos os deuses e mestres verdadeiros expressam uma mesma realidade universal...
      Jai Sri Yeshua!!! Mestre universal!!! Avatar iluminado!

      Excluir
    5. Que ridículo vc falar assim ? Você teve chance de ouvir falar de Jesus (único Deus vivo e poderoso Ele é) não ah outro além dele. Mas vc ignora...Quando estiveres no inferno vai se lembrar de Jesus, e pedir perdão por ter adorado outros deuses mas será tarde meu amigo! Grande será o teu aí!

      Excluir
    6. Denise, vai pedir o dizimo agora?

      Excluir
    7. Que isso gente?! Favor respeitar as demais religiões. Não importa quem é o nosso Deus, religião, cultura, o que importa é a paz interior, de que adianta acreditar em um ser bom se nós mesmos não somos bons uns com os outros. Mais amor, por favor.
      Muito interessante esse post, sensacional essa page! Meus parabens aos criadores da page. Bjs de luz!! <3

      Excluir
    8. Deus é um só ...Autor dá criação dos céus e a terra ... Os nomes que são diferentes
      Jesus sim foi um exemplo maravilhoso de amor etc...
      Mas existe muitas coisas que a Bíblia não conta como as tabuletas perdidas ....
      Vamos nos respeitar e principalmente estudar
      Namaste🙏

      Excluir
  12. Gratidão por nos proporcionar este belíssimo conhecimento oriental!
    Namastê!

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado. Cultura e conhecimento é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia diz q só a mediador entre Deus e os homens. E esse é Jesus Cristo. Não sou contra a religião,ou cremosa de ninguém mim desculpe. Si estou falando demais.mais ninguém teria a coragem de morrer por qualquer um de nois. Mais Deus enviou seu filho para q todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.

      Excluir
    2. Só a ele seja dada toda honra e toda glória e toda exautação

      Excluir
  14. Muito obrigado. Cultura e conhecimento é muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar desta doutrina,não sabia do que cada Deus acima representava.
    Bastante real.Com seus significados e fundamentos que deveríamos seguir.
    Muito bom.Há um aplicativo (Hindu alarm ) que me acorda com musicas hindu.


    ResponderExcluir
  16. Muito bom! É um ótimo demonstrativo para pesquisar mais sobre o assunto. Parabéns

    ResponderExcluir
  17. Bela coleção dos Deuses pagãos Indianos.

    ResponderExcluir
  18. Mohana queria entender mais dela,nunca falam dela

    ResponderExcluir
  19. Rama Lakshman Janaki
    Jai Bolo Hanuman Ki!

    Excelente texto e belos infográficos!

    Haribol

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. obrigada por compartilhar...amei!!!

    ResponderExcluir
  22. Acho que é interessante conhecer esses deuses apenas como enriquecimento cultural, respeito muito toda e qualquer crença, afinal todos tem livre arbítrio para optar por seus caminhos mas, não posso deixar de falr que só Jesus é o único caminho para o Pai. Gente abram o coração para esse Jesus maravilhoso entrar. Ele é luz, ele é o Principe da Paz, não se deixem enganar por falsos deuses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se é assim, o que irá acontecer com quem é hindu e acredita em seus deuses desde gerações e gerações? o que aconteceu com seus antepassados? Deus criou almas diferentes? só quem nasceu no cristianismo tem direito de ser salvo? perdão fiquei curiosa sobre isso. será que o Deus que cremos é um Deus que cria espiritos com permissões e direitos diferentes? dá para alguns e outros não? Lindo seu texto parabéns por nos permitir conhecer outras realidades que não somente a nossa.

      Excluir
  23. Muito interessante o hinduísmo. Parece até que estamos lendo sobre a mitologia grega, com todos os deuses do Olimpo.

    ResponderExcluir
  24. Olar. <3
    Muuito interessante esse post, a cultura em si é muito interessante, obrigado por proporcionar essas culturas incríveis e compartilhar tais conhecimentos. Parabéns aos criadores da page, sensacional!
    Bjs de luz!! <3

    ResponderExcluir
  25. O site é muito bom, mas senti falta de Shiva e Pavat... ��

    ResponderExcluir
  26. É um ótimo jeito de descobrir coisas sobre outras culturas, como a da Índia. Achei os textos ótimos e muito explicativos. Parabéns!!! Só acho que podiam tentar achar mais deuses para por nele. A minha escola tem Yoga, e meu professor no disse de vários deuses, como Pavat que não estão aí. Mas de qualquer jeito é um ótimo site, que me ajudou muito no meu trabalho sobre a Índia. OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  27. Obrigado! me ajudou muito ,assim a professora de historia nao briga comigo kkkk Òtima pesquisa

    ResponderExcluir
  28. Que Situação triste e alarmante em que este povo se encontra com tantos homens mortos acreditando em deuses mortos. por favor se acreditas em um desses deuses rogo-te que deixa de acreditar pois nenhum deles tem vida. e es tão inteligente assim faça um estudo histórico e verás de onde partiram esses deuses falsos. tudo isso começou com os nossos antepassados, o pecado cegou os olhos do homem a não poder ver o Deus verdadeiro e foram criando seus deuses por intermédio de imagens e fábulas. Que o Verdadeiro Deus o Criador dos ceu e terra nos abra olhos porque estamos cegos e caminhamos rumo ao inferno com estes deuses que nem pode vos salvar. O Verdadeiro Deus enviou o seu único filho Jesus Cristo para salvar o homem. e somente em nome de jesus cristo voçes podem ser salvos. na biblia carta de Filipenses capitulo 2 versiculo 10 diz: para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. e quem faz ao contrario ou seja dobrando seu joelhos ao outro deus esta totalmente enganado ao deus que serve. por favor se voçe leu esta mensagem não fique apenas sentado e relaxado com a sua vida, levanta-te investiga procura o verdadeiro Deus, porque Ele promete atraves do profeta jeremias que “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor…” Jeremias 29.13-14. Este é o único Deus que não pode ser adorado por meio de imagens, estátuas ou pinturas tão feias como estas que foram observadas. Porfavor Busque Busque e o acharás porque ele esta mais proximo de ti do que as tuas proprias vestes.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'