sábado, 30 de novembro de 2013

Suástica - O Enigmático Símbolo Universal

Suástica tem sido um símbolo sagrado em várias civilizações
antigas em todo o mundo durante tempos diferentes para
mais de 3000 anos
Os símbolos antigos têm um senso de mistério e temor em torno de si - como a suástica. A impressão inicial pode girar em torno de seu uso pelo partido nazista de Adolf Hitler, que estigmatizou seu uso na cultura ocidental. Mas, curiosamente, suástica tem sido um símbolo sagrado em várias civilizações antigas em todo o mundo, durante tempos diferentes para mais de 3000 anos, representando a vida, sol, fogo, poder, força e boa sorte.

Na Índia, continua sendo um dos símbolos religiosos mais importantes, usado principalmente no budismo, o hinduísmo e o jainismo. No jainismo, a suástica delineia o sétimo santo e os quatro braços colocados no sentido horário representam os quatro lugares possíveis de renascimento: o animal ou planta mundo, inferno, terra, ou o mundo espiritual.

No budismo, a suástica representa renúncia, e muitas vezes você vai ver estátuas de Buda com este símbolo no peito ou na sola dos pés. O trono do Dalai Lama é decorado com quatro suásticas e você vai encontrá-la por todo o Tibete e Nepal em itens de uso diário e, como marcação que denotam mosteiros.

Suástica pintada na cabeça
raspada de um menino hindu
durante um ritual de iniciação
Suástica é usada em ocasiões auspiciosas
na Índia como um sinal de boa sorte e
bem-estar. Aqui, seu uso em um
cartão de casamento
Suástica na porta de um templo Jainista
Suástica vista em um templo budista no Japão

Enquanto para os hindus, suástica simboliza a noite, a magia, a pureza e a deusa Kali. A suástica é usada para marcar as páginas de sua conta livros, soleiras, portas, ofertas, ou até mesmo esculpidas na fachada do templo. Nós o utilizamos em nosso cartão de casamento como um símbolo de boa sorte e foi parte do ritual do casamento também.

A palavra suástica é derivada do sânscrito svastika. Quando traduzida literalmente de sua raiz, significa "bem-estar". Mas tem uma conotação negativa ligada a ela devido à conexão nazista. Um símbolo com dois significados?

O uso de suástica pelos nazistas

Desde a Segunda Guerra Mundial, a suástica é
freqüentemente associada com a bandeira
da Alemanha nazista no mundo ocidental.
A suástica era um símbolo para os arianos, uma das raça mais antiga que se instalou no Irã e no norte da Índia. Eles acreditavam ser uma raça pura, superior às outras culturas circundantes.

Uma vez que os nazistas se consideravam ter raízes arianas, eles usaram a suástica como seu símbolo. Adolf Hitler declarou: "Como nacional-socialistas, vemos o nosso programa em nossa bandeira. Em vermelho, vemos a idéia social do movimento, em branco, a idéia nacionalista, na suástica, a missão da luta pela vitória do homem ariano, e, por isso mesmo, a vitória da idéia do criativo trabalho, que, como tal, sempre foi e sempre será anti-semita. "Desta forma, a suástica tornou-se um símbolo de ódio, violência, morte e assassinato, as pessoas começaram a associá-lo com a negatividade. 

Mesmo no início do século XX, a suástica era uma decoração comum que muitas vezes adornava cigarreiras, cartões postais, moedas e edifícios. Durante a Primeira Guerra Mundial, a suástica poderia mesmo ser encontrada nos remendos de ombro da 45 º Divisão Americana e na força aérea finlandesa, até depois da Segunda Guerra Mundial.

Os diferentes nomes de suástica em diferentes culturas

Um símbolo universal

Mais antigas evidências arqueológicas de ornamentos em forma de suástica remonta à Civilização do Vale da Índia Antiga. 

Artefatos como cerâmica e moedas de Troia antigas, que remontam a 1.000 AC, tinham o símbolo neles!

Símbolo da suástica usada na cerâmica Europa - Neolítico
(canto superior esquerdo), vaso grego, em 700 aC (canto inferior esquerdo)
e em lápides medievais na Bósnia
Atena com suásticas, Grécia (canto superior esquerdo), esculturas em pedra, Eqypt (canto superior direito)
e Pedra de St Tecla Hillfort, Espanha - Idade do Ferro Tardio

Native, equipe de basquete americano da Escola
Agrícola, em 1909, teve a suástica em suas
camisetas
Os celtas da Irlanda e da Escócia freqüentemente usavam-na esculpida em suas lápides, e as Escandinavos usavam-no como um símbolo do "martelo de Thor." Os gregos associavam a Suástica com o deus sol Apolo, e foi pintada em roupas, casas, cerâmica e muitos outros itens.

Entre as várias tribos nativas americanas, a suástica possuíam significados diferentes. Para os Hopi representava o Hopi clã vagando; ao Navajo era um símbolo para um log turbilhão que representava uma lenda usada em rituais de cura. Mas a tribo Navajo, e muitas outras, renunciaram ao símbolo e não usam mais a suástica em sua arte, por causa de sua associação.

Para os maias, a suástica representava a criação e para os Incas e astecas, representava as quatro estações do ano, devido aos seus quatro braços, o centro, simbolizando o sol. A suástica é encontrada em muitas obras de arte mesoamericanas, o que mostra que deve ter circulado.

Para os Navajo, a suástica era um símbolo de um
log de turbilhonamento (tsil no'oli), a imagem
sagrada que representa uma lenda que foi
usado em rituais de cura, e também foi usada
 como um design decorativo em cobertores
Em chinês chama-se 'WAN' Zi, e é incluída como parte da escrita chinesa, sob a forma de personagem. Ele representa o infinito no Tibete e China. O Japonês nomeou-o "HOMEM" Ji, e é usado em mapas japoneses (virada para a esquerda e horizontal), para marcar a localização de um templo budista. A suástica, no sentido japonês, pode significar uma série de coisas positivas da força à compaixão.

Na Armênia, suástica é o antigo símbolo da luz eterna (ou seja, Deus), enquanto que na Finlândia a suástica era freqüentemente usada em produtos tradicionais de arte popular ou em têxteis e madeira. A suástica também foi usada pela Força Aérea finlandesa até 1945, mas ainda é usada em bandeiras da força aérea.

Suástica tem sido amplamente utilizada por tantas culturas ao longo dos séculos, aparecendo em diferentes formas (no sentido horário ou anti-horário) com vários significados ligados a ela. É como o símbolo universal que uniu o mundo em uma base comum, que é a positividade, deixando de lado o fator nazista.

O símbolo da suástica tinha uma sobrevivência extraordinária, no espaço e no tempo, tendo chegado aos nossos dias. Alguns podem até argumentar que permaneceu profundamente dentro no que C. G. Jung chamou de "inconsciente coletivo", ou seja, a suposta parte da mente que grava e conserva a herança psicológica de toda a humanidade.

Oceania Christchurch catedral na Nova Zelândia
Suástica visto em St Petersburg Army Medical College
Fontes:
Swastika, a pictorial atlas
Swastika in Russia
Swastika history

Um comentário:

  1. Maravilhoso o seu BLOG...meus parabéns... Fui pesquisar sobre a Suástica e me deparei com todo esse material fantástico... Meu site News Vision Book carrega esse símbolo, mas não associado a suástica... Uma amiga do facebook havia me enviado uma mensagem fazendo associação e eu havia me preocupado achando que teria feito algo errado... Eu mesmo estou impressionado com o que está ocorrendo na página News Vision Book do facebook... Seu Blog me trouxe muita alegria e muita positividade para o meu caminho material e espiritual... Muito obrigado... Esteja na paz e na luz de nossos corações, sempre...

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'